Olá, para anunciar faça login! [ Cadastre-se | Entrar

7 cuidados diários com o seu carro que você precisa ter

Artigos e Dicas sobre veículos 03/04/2018

Ter um carro exige cuidado. O veículo é um bem que muitos trabalham duro para conquistar e por isso é preciso ficar de olho na manutenção para não transformar o carro dos seus sonhos em uma dor de cabeça constante.

Fazer as revisões periódicas e trocar peças desgastadas faz parte das manutenções preventivas que ocorrem uma ou duas vezes por ano, mas existem alguns cuidados que podem ser tomados diariamente para deixar seu carro sempre em ordem. Confira agora 7 cuidados diários que todo motorista deve ter com seu automóvel!

Pintura
A pintura é o cartão de visitas de qualquer carro. Um carro brilhante e sem riscos chama a atenção por onde passa, e não é preciso gastar milhares de litros de água para manter o carro sempre limpo.

A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho ― e remover ― as sujeiras acumuladas durante o dia, tais como aquelas manchinhas de piche que se acumulam perto das rodas ou a famosa sujeira de passarinho. Esta última é inimiga mortal da conservação da pintura. Os dejetos desses animais são ricos em amônia, substância que corrói a pintura aos poucos e pode deixar diferença de cor, caso fique muito tempo em contato com a pintura.

Remova a sujeira com um pano molhado com água e nunca esfregue a pintura com nada áspero, isso tira o brilho e pode inclusive danificar as camadas superiores da tinta.

Chassi e suspensão
A parte de baixo do seu carro também merece atenção. Ela acumula muita sujeira, o que pode gerar desgaste excessivo de peças. Limpe sempre, principalmente se seu carro enfrenta estradas de terra com frequência. Lembre-se que óleos e querosene dão brilho às peças, mas desgastam as borrachas, o que pode culminar em acidentes.

Secagem do veículo
Não adianta só lavar. Deixar o carro molhado e cheio de gotas só irá resultar em manchas, ainda mais se o carro secar ao sol. Use sempre panos secos, limpos e macios para secar o carro e de preferência lave-o longe dos raios solares.

Vidros
Os vidros são sensíveis e podem riscar com muita facilidade. O primeiro passo para evitar os riscos é acompanhar diariamente a situação dos limpadores de para-brisas. Limpadores velhos podem apresentar borracha ressecada, que vai riscar o vidro após algumas passadas. Use produtos específicos para tirar manchas e limpe por dentro e por fora, só não se esqueça que a parte interna dos vidros requer cuidados e produtos diferentes daqueles usados externamente.

Bancos e tapetes

Para manter seu carro sempre bonito, não basta apenas lavá-lo com frequência. Apesar de não parecer, a parte interna do veículo pode ficar tão suja quanto a externa, por isso é importante cuidar bem do interior.

Os bancos precisam ser hidratados periodicamente. Se forem de couro sintético, o ideal é que a hidratação ocorra a cada 3 meses. Já para os bancos de couro animal, o procedimento deve ser feito anualmente.

Além disso, evite o consumo de alimentos (ainda mais os gordurosos, de cheiro forte e com capacidade de criar manchas no estofado) e não fume dentro do interior do veículo.

Os tapetes também precisam ser limpos com frequência. Água e sabão são suficientes para limpar os de borracha. No caso do carpete, utilize uma escova úmida.

Painel
Alguns procedimentos podem ser realizados todos os dias para deixar seu carro sempre com aspecto de novo, uma delas é cuidar do interior do carro, removendo lixos e utilizando alguns produtos que removam odores indesejados e manchas no painel.

Para limpar as partes plásticas do painel, o indicado é usar silicone e um pano úmido. Quem prefere cuidar do carro todos os dias deve optar por uma flanela úmida para tirar a sujeira (o excesso de produtos pode ser desgastante para os materiais que compõem o painel, como plásticos e madeiras).

Sistemas Internos
Além dos hábitos citados, que deixam o carro mais bonito, existem algumas medidas que ajudam na conservação do veículo e deixam ele mais seguro, como verificar os níveis de água e óleo, além do sistema de arrefecimento, mais conhecido como radiador.

Fonte: www.matel.com.br

  • Alto índice de uso de celular ao volante preocupa

    por em 05/09/2016 - 0 Comentários

    O Hospital Samaritano de São Paulo divulgou, no início desse ano, um estudo que revela dados alarmantes: 80% dos motoristas usam o celular enquanto dirigem e 8% não mudariam de comportamento de jeito nenhum. De acordo com reportagem publicada no portal G1, 42% dos 4,1 mil participantes da pesquisa enviam mensagens de texto enquanto estão […]

  • Detran alerta proprietários de veículos sobre novas regras do seguro obrigatório

    por em 02/02/2014 - 0 Comentários

    O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Secretaria Estadual da Fazenda alertam os proprietários de veículos registrados no Estado sobre a mudança no calendário de pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT). Por determinação federal, válida para todo Brasil, a partir deste ano o vencimento do seguro coincidirá com o calendário de pagamentos do IPVA. […]

  • Bati o carro, e agora? Confira cinco dicas

    por em 02/09/2016 - 0 Comentários

    Sem desespero. Saiba o que fazer em caso de acidente Quem dirige está suscetível, a qualquer momento, a sofrer um acidente no trânsito – mesmo que você seja prudente e respeite as leis. E quando a colisão for inevitável, a pergunta que fica é: você sabe como proceder? Aqui vão cinco dicas para você seguir […]

  • Veja os 10 carros mais vendidos do Brasil e os 10 dos EUA

    por em 25/05/2015 - 0 Comentários

    Picapes dominam o pódio do ranking nos Estados Unidos. Alguns modelos são vendidos no Brasil, mas longe do Top 10. Quem achava longo demais o reinado do Volkswagen Gol no ranking brasileiro de carros de mais vendidos, que acabou em 2014 aos 27 anos, pode ver como um absurdo a liderança da Ford Série F […]

  • Cuidados mínimos evitam gastos e mantêm seu carro sempre novo

    por em 02/09/2016 - 0 Comentários

    Confira algumas dicas que ajudam a evitar gastos desnecessários e ainda aumentam o valor na hora da revenda Ter um carro significa separar uma parte de seu salário todos os meses para gastos como financiamento, seguro, combustível e estacionamento. Eventualmente, ainda entram nas contas os custos com manutenção. Mas algumas atitudes podem minimizar isso.